terça-feira, 1 de setembro de 2009

SIMULTÂNEA COM O ENXADRISTA JÖRNE HOFFMAN E OS ALUNOS DO PROJETO XADREZ ALÉM XEQUE

No dia 6 de abril recebemos em nossa escola o enxadrista alemão, Jörn Hoffman, para uma Simultânea com os nossos alunos do Projeto Xadrez Além Xeque.

O Projeto Xadrez Além Xeque é desenvolvido pela professora Fatima Bispo e é apoiado pela comunidade escolar da E. M. Frederico Eyer, 7ª CRE e Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, que estão mobilizadas em garantir o direito de todas as crianças e jovens a uma Educação de qualidade. Este é um dos compromissos estabelecidos institucionalmente na luta pelo movimento TODOS PELA EDUCAÇÃO, garantindo oportunidades, ampliação de horizontes e valorização da escola pública.

Após a Simultânea houve uma partida de Xadrez entre os alunos com peças de chocolate onde literalmente os alunos “comiam” as peças capturadas no jogo.

A mesa redonda com o tema “O papel do Xadrez na escola” fechou com chave de ouro este dia que foi mais uma conquista de uma equipe que sonha e luta pela realização de uma Educação de Qualidade.






DIA MUNDIAL DE COMBATE À TUBERCULOSE

Dia 24 de março é o Dia Mundial de Combate à Tuberculose. Lançada em 1982 pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e pela União Internacional Contra Tuberculose e Doenças Pulmonares, a data foi uma homenagem aos 100 anos do anúncio do descobrimento do bacilo causador da doença, que ocorreu em 24 de março de 1882.
Neste dia a aluna do Grêmio, Carine, passou em todas as salas informando sobre sintomas, formas de contágio, tratamento e prevenção com o intuito de despertar o interesse dos alunos sobre o assunto.

ANIVERSÁRIO DA ESCOLA







Em 12 de março nossa escola completou 38 anos. Comemoramos a sua existência com refrigerante e bolo feito com muito carinho pelas mães e deliciado num lanche coletivo no pátio da escola depois de cantarmos “Parabéns”. Foi uma festa linda onde vários alunos declararam espontaneamente o seu amor pela escola.

PROJETO PEDAGÓGICO 2009


Em reunião no início do ano decidimos trabalhar o tema sobre a relação do homem com o meio ambiente, partindo da premissa que é necessário conhecer para agir e agindo transformamos. Desta forma pretendemos criar no aluno uma consciência crítica que o possibilite olhar para o seu entorno com a vontade de fazer diferente, melhorando o espaço em que ele vive e convive, com ações simples e cotidianas.